A Comissão Eleitoral Nacional do CAU/BR divulgou a quantidade de vagas para conselheiros dos CAU/UF e a lista de arquitetos e urbanistas ativos. Serão 382 conselheiros titulares nos CAU/UF, além dos 28 conselheiros do CAU/BR, representando 203.624 arquitetos e urbanistas ativos no Brasil. As Eleições do CAU acontecem no dia 15 de outubro, com votação exclusivamente pela internet, por meio de login e senha do SICCAU.
No Distrito Federal, serão eleitos 13* conselheiros titulares que irão compor o Plenário do CAU/DF. Além dos conselheiros por Unidade da Federação, o CAU/BR elegerá também mais um representante das Instituições de Ensino Superior, totalizando 28 conselheiros federais.
*IMPORTANTE: A Lista de profissionais com registro ativo em cada Unidade da Federação extraída da relação de dados de profissionais sofreu revisão no dia 23/07/2020, devido à necessidade de correção dos critérios de seleção para alcançar todos os profissionais com registro ativo. Dessa forma, também mudou o número de vagas para conselheiros nos plenários dos CAU/UF. Portanto, ao invés de 12 conselheiros, conforme divulgado inicialmente, o CAU/DF terá 13 conselheiros titulares.
- VEJA A DELIBERAÇÃO CEN-CAU/BR N° 21 QUE RETIFICA O ANEXO DA DELIBERAÇÃO CEN-CAU/BR N° 19/2020
- VEJA A DELIBERAÇÃO CEN-CAU/BR N° 19/2020
O número de conselheiros em cada CAU/UF é calculado a partir do número de arquitetos e urbanistas ativos de cada Estado, conforme estabelece a Lei 12.378/2010, que regula o exercício da Arquitetura e Urbanismo no Brasil.
Neste ano, existem 20% mais arquitetos e urbanistas ativos do que em 2017, ano da última eleição. O número de conselheiros, porém, aumentou em 10%, de acordo com a proporção definida pela Lei 12.378/2010:
I – até 499 profissionais inscritos: cinco conselheiros;
II – de 500 a 1.000 profissionais inscritos: sete conselheiros;
III – de 1.001 a 3.000 profissionais inscritos: nove conselheiros;
IV – acima de 3.000 profissionais inscritos: nove conselheiros mais um para cada 1.000 inscritos ou fração, descontados os 3.000.
ATENÇÃO: Arquitetos e urbanistas de todo o Brasil devem conferir seus dados cadastrados na relação do Colégio Eleitoral do CAU. Caso haja alguma omissão ou inconsistência, o profissional deve fazer a correção no seu ambiente profissional do SICCAU até o dia 29 de setembro. A lista definitiva dos arquitetos e urbanistas que devem votar nas Eleições do CAU será divulgada no dia 1º de outubro.
CONFIRA SE O SEU NOME ESTÁ NA LISTA ATUALIZADA DO COLÉGIO ELEITORAL
A Comissão Eleitoral do CAU/BR também divulgou a lista de prováveis coordenadores eleitores das instituições de ensino superior, que votarão nas eleições para conselheiro do CAU/BR que representa o ensino. No Distrito Federal, são três Instituições de Ensino Superior. Veja aqui.
OUTRAS INFORMAÇÕES SOBRE O PROCESSO ELEITORAL
Fonte: CAU/BR com informações do CAU/DF.